sábado, 9 de janeiro de 2010

Se você consegue escapar hoje. O amanhã te aguarda, inexorável e implacavelmente.


Vou começar com esse texto que escrevi um tempo atrás, num momento de fúria. Percebi que me torno tremendamente criativa com raiva. Hehehe Bom, não necessariamente criativa, mas mais comunicativa. Consigo me expressar melhor... assim como quando estou andando sozinha, ou quando estou quase dormindo... as palavras e os pensamentos fluem em um ritmo diferente, infelizmente ainda não aprendi a explorar esses momentos de lucidez ou de insanidade, o que você achar melhor...

No final das contas, o ka é uma roda. "O destino luta para refazer o padrão do que estava determinado." Não há fuga, nunca houve. Eu estava certa sobre tudo isso. Bom, é melhor saber? Isso muda alguma coisa? A ignorância é uma benção? O saber te traz vantagens ou agonia? Não corra, não ande, não adianta. Existem certos padrões, eles são rigídos, podendo até - sob determinadas circunstâncias - serem flexíveis mas inquebravéis. Você pode ser acometido pela sorte ou pelo acaso, mas cedo ou tarde, o destino te encontrará. E fará o que estava predestinado, como eu acredito, por Deus. Será que realmente acreditamos que nós fazemos o nosso destino? Se excluirmos o fato que algumas pessoas acreditam em Deus e outras não, à que conclusão chegamos? Se considerarmos que mesmo as pessoas que acreditam em Deus, como eu, também acreditam que Ele nos dá livre arbítrio. Ou seja, eu faço o que eu quiser e lido com as consequências de tudo que faço, assim como qualquer ser humano, mas temos realmente este poder de decisão? Até onde ele vai? Qual a dimensão da nossa ilusão a respeito disso? Partindo da premissa que o Ka é uma roda e o destino sempre luta para refazer o padrão do que estava determinado - se isso for verdade- somos apenas fantoches. Nada mais que isso. Se nascemos com uma "finalidade" definida, não importa o que eu ou qq um faça, essa "finalidade" será alterada? Claro, não há como se saber. Porque afinal de contas, não sabemos o futuro. Se "eu" mudar minha vida, de ponta cabeça, de livre e espontânea vontade alterá-la. Conscientemente. Isso realmente irá alterar meu futuro ou simplesmente seguirei para o mesmo destino?

6 comentários:

  1. Lindo El, o primeiro a comentar o primeiro a te seguir... sempre a te adorar. SDS, beijos com sabor de sonhos.

    ResponderExcluir
  2. "O homem é aquilo que faz de si mesmo" - Sartre!

    ResponderExcluir
  3. O meio e os que o rodeiam tb o fazem.

    ResponderExcluir
  4. É aquele velho clichê... "todos os caminhos, por mais que serpenteiem por rotas opostas, acabam por nos levar ao mesmo fim. Mesmo fim, mesmo começo"

    Será?

    ResponderExcluir
  5. Não sei, mas de certa forma isso é desalentador não?

    ResponderExcluir
  6. Concordo. De certa forma, se assim for, sinto que é tão "meaningless" o fato de vivermos...

    É realmente bastante desalentador...

    Lembrei de Rei Leão (¬¬), não sei por que O.o

    Tipo "Father, are you there?", sabe?

    ResponderExcluir