terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Arthur Schopenhauer III

Sei que ninguém lê essa bosta mesmo.. mas pelo menos uma vez na vida vou tentar começar, dar continuidade e terminar algo.

Schopenhauer nasceu em Gdansk, Dantzig - Prússia, atual Polônia.

Vou colocar aqui algumas frases, máximas presentes no livro. Estarão disperas e podem parecer um pouco confusas, mas porque fico me explicando? Isso é para mim mesmo....

'Sócrates é quem faz da arte de conhecer a si mesmo o eixo de toda a sabedoria filosófica.'
Johann Wolfgang Goethe

'Filosofia não é apenas conhecimento teórico do ser, mas também sabedoria prática de vida.'

"Conditio sine qua non"

Segundo Schopenhauer, a felicidade do homem ordinário reside na alternância entre trabalho e prazer. "Um homem como eu, sobretudo na juventude, sente-se continuamente como alguém que usa roupas que não lhe servem."

Vê? Ele não era um completo idiota. Só era narcisista.

Isso é meu: Permeada por ataques de insatisfação.

Citação de Chamfort:

"Há uma prudência superior àquela ordinariamente denominada com esse nome, e que consiste em seguir audaciosamente o próprio carátter, aceitando com coragem as desvantagens e os inconvenientes que daí possam surgir. "
[ Il y a une prudence supérieure à celle qu`on qualifie ordinairement de ce nom, ele consiste à suivre hardiment son caractere, en acceptant avec courage les désavantages et les inconvénients qu`il peut produire.]

"As pessoas ficam atentas para que ninguém os considere inferior àquilo que elas mesmas acham de si." (Interessante não?)

Bacon afirma que toda suspeita baseia-se em ignorância. (Aham.. o.o)

Demóstenes tem razão ao dizer: 'muralharas e muros são bons meios de defesa, mas o melhor é a desconfiança.'

Mote de Bias: 'A maioria dos homens é ruim.'

Leopardi: 'A mentira é a alma da vida social.'
[L`impostura è anima della vita sociale.]

"O mundo é uma liga de gatunos contra as pessoas de bem, e de vis contra as pessoas generosas."

Páginas 23 e 24... Achei extremamente interessante:
"...sem ponderar se acaso o tu ao qual se esforça violentamente por agradar, forçando a sua própria natureza, é uma figura fugídia das mais estranhas..."

Cara, isso é para mim. Basta colocar em prática.

"It`s safer trusting fear than faith."
"É mais seguro temer os homens do que confiar neles."

"....inacreditável miséria de sua disposição moral, da enorme limitação de seu entendimento, e do egoísmo sem limites de seu coração, que origina injustiça gritante, inveja e maldade tacanhas, que às vezes chegam às raias da crueldade."

"ecce elongavi fugiens et mansi in solitudine"
[vede, fugi para longe e permaneci na solidão.]

"O melhor liberador da alma é o que, para sempre, rompeu as correntes que oprimiam o coração."
Ovídio

[Optimus ille animi vindex laedentia pectus, vincula qui rupit dedoleitque semel]

Ironia calma.

Com o aumento da intimidade diminui o respeito. Schopenhauer denomina o "matrimônio uma dívida contraída na juventude e paga na velhice."
[Matrimônio=guerra e escassez! Sina do solteiro = paz e abundância.]

(Não necessariamente)

A música me tem sido de grande valia. Uma das minhas bóias, por assim dizer. Já escrevi isso aqui, eu acho. Está se tornando um vício.

Às vezes, sou tomada por uma onda de desespero, uma agonia, um surto de ansiedade que parece simplesmente que serei engolida. É algo incontável, inexplicável. Eu não poderia dizer porque você não entenderia.

Your lips move but i can`t hear what you saying...

Só sei que me sufoca, me devora, me oprime.

Um comentário: