quinta-feira, 11 de março de 2010

A extraordinária interconectividade das coisas e os significados profundos e misteriosos de nossas vidas

Dei um tempo no "Crime e Castigo" do Dostoiévski, o castigo estava se prolongando demais.. hauaha

E comecei a ler "Do Fundo dos Seus Olhos", do Dean Koontz. E é um livro mediano. Como os 3 ou 4 livros que li dele. Não são ruins, mas tb não são espetaculares.

O que diferencia esse dos outros é que ele fala sobre a complexidade da vida. Têm muitas passagens interessantes. Muitas palavras de sabedoria e profundidade acerca da intrínseca teia da vida. Uma das passagens que me chamou a atenção é essa abaixo.

"Da humilhação, do terror, do sofrimento e da morte de Fimie surgira Anja, a quem Celestina inicialmente tinha odiado, mas agora ela a amava ainda mais do que amava Wally, ainda mais do que amava a si mesma ou à própria vida. Fimie, atavés de Anja, concedera a Celestina e a Wally uma compreensão plena do significado das palavras do seu pai quando ele falara sobre este dia marcante, uma compreensão que concedia força à sua pintura e tocava profundamente as pessoas que viam e compravam sua arte.
Conforme o pai de Celestina ensinara, nenhum dia na vida de uma pessoa é um dia sem eventos importantes; nenhum dia é desprovido de significados profundos, não importando o quanto ele possa ter parecido bobo ou tedioso, não importando se você é uma costureira ou uma rainha, um engraxate ou uma estrela de cinema, um filósofo famoso ou uma criança com síndrome de Down. Porque em cada dia da sua vida existem oportunidades para realizar pequenas boas ações para os outros, tanto através de atos conscientes quanto por exemplo inconscientes. Cada pequeno ato de bondade - mesmo simples palavras de esperança para os necessitados, a lembrança de um aniversário, um cumprimento que gere um sorriso - reverbera através de grandes distâncias de tempo e espaço, afetando vidas desconhecidas à pessoa cujo espírito generoso foi a fonte do eco bom, porque a bondade é passada adiante e cresce a cada vez que é passada, até que uma simples cortesia se torne um atode coragem altruísta dali a muitos anos, e num lugar muito distante. Da mesma forma, cada pequeno ato de maldade, cada expressão inconsciente de ódio, cada manifestação de inveja e rancor, a despeito do quão pequena, pode inspirar outras, e é portanto a semente que gerará um fruto maligno, envenenando pessoas que você nunca conheceu e jamais conhecerá. Todos os seres humanos - os vivos, os mortos, as gerações vindouras - são entrelaçados de forma tão profunda e intricada que o destino de todos é o destino de cada um, e a esperança da humanidade repousa em cada coração e em cada par de mãos. Portanto, depois de um fracasso, somos instigados a lutar novamente pelo sucesso, e quando nos defrontamos com o fim de uma coisa, precisamos construir algo novo e melhor a partir de suas cinzas, assim como da dor e da mágoa devemos tecer esperança, porque cada um de nós é um fio vital para a malha - e a sobrevivência - da tapeçaria humana. Cada hora em cada vida contém um potencial oculto para afetar o mundo que os grandes dias pelos quais em nós, em nossa insatisfação, tanto ansiamos, na verdade já estão conosco; todos os grandes dias e possibilidades empolgantes estão sempre combinados neste dia marcante.
Ou, como o pai de Celestina dissera tantas vezes, caçoando alegremente de sua própria eloquência retórica:
- Ilumine o canto onde você está e você iluminará o mundo.
[...] No sermão que lhe valeu um momento de fama - com a qual, aliás, ele se sentiu incomodado -, papai usou a vida do apóstolo Bartolomeu para ilustrar seu ponto de vista de que cada dia em cada vida é da mais profunda importância. Bartolomeu é considerado o mais obscuro dos doze apóstolos. Alguns dizem que Simão é menos conhecido, outros apontam Tomé, o descrente. Mas Bartolomeu certamente lança uma sombra muito mais curta que as de Pedro, Mateus, Tiago, João e Filipe. O propósito do pastor White em proclamar Bartolomeu o mais obscuro dos doze foi imaginar em detalhes vívidos como as ações desse apóstolo, aparentemente de pouca consequência na época, tinham ressoado através da história, através de centenas de milhões de vidas - e em seguida conjecturar que a vida de cada empregada doméstica que estava ouvindo o seu sermão, a vida de cada mecânico de carro, professor, motorista de caminhão, garçonete e zelador, era tão importante quanto a vida ressonante de Bartolomeu, embora cada um estivesse atrás da lâmpada da fama e laborasse sem o aplauso das multidões.
No final do famoso sermão, o pai de Celestina desejou a todas as pessoas de boa índole que suas vidas fossem banhadas com uma chuva de efeitos benignos gerada pelas ações altruístas de uma míriade de Bartolomeus a quem jamais conheceriam. E assegurou aos egoístas, invejosos e inclementes, ou àqueles que de fato cometeram atos de grande malignidade, que suas ações retornariam para eles, multiplicadas por um número além de sua imaginação, porque eles estavam em guerra com o propósito da vida. Se o espírito de Bartolomeu não puder entrar em seus corações e mudá-los, então irá encontrá-los e proferir o julgamento terrível que eles merecem."


Sei que o texto é grande, mas achei que valeria a pena. Você vai gastar menos tempo pra lê-lo do que eu levei para digitá-lo.

2 comentários:

  1. Muito obrigada... mesmo...
    Estou lendo este livro e precisava enviar esse trecho agora para uma pessoa muito querida. Então, obrigada pelo tempo que você passou digitando. Só o encontrei, em português, e, exatamente este trecho, aqui no seu blog.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. De nada! É sempre muito bom poder ajudar alguém, mesmo que sem querer. :D

    ResponderExcluir